
-
Arquitetos: PPAA
- Área: 417 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Luis Garvan, Fabian Martinez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em uma área suburbana próxima à praia, em Los Angeles, Califórnia. Mar Vista explora o potencial expressivo da geometria arquitetônica através da combinação de linhas retas e curvas. Criando um diálogo que traz dinamismo e caráter ao projeto, ao mesmo tempo em que estabelece uma relação fluida entre os espaços internos e o ambiente natural.


O projeto parte de uma configuração preexistente composta por um volume central de forma retangular e dois pátios — um frontal e outro posterior. Aproveitando o limite máximo de construção permitido, foi proposta uma estratégia de subtração: foram criados vazios e reduções cuidadosamente calculados para reconfigurar o programa e potencializar a vida em torno dos pátios. A esse gesto se somou um segundo volume independente, concebido para as visitas.


O projeto da casa recria a relação entre o espaço interior e o exterior não como uma fronteira, mas como uma continuidade. Os vãos que atravessam a casa permitem uma leitura transversal do espaço, criando uma transparência que desdobra os limites e transforma os pátios em extensões naturais das áreas comuns. Essas aberturas não apenas enriquecem a experiência espacial intensificando a sensação de amplitude, mas também respondem ao clima quente de Los Angeles, privilegiando a ventilação cruzada, a entrada generosa de luz natural e a conexão visual com a vegetação circundante.


A fachada principal é definida por uma cobertura curva que reinterpreta o telhado de duas águas, uma solução criativa e contemporânea que foi proposta para cumprir com as diretrizes locais de altura e design de telhados. A entrada principal foi realocada de forma discreta para um dos lados, o que permitiu liberar a fachada e abri-la completamente para o pátio frontal através de grandes janelas, estabelecendo uma relação franca entre o interior e o exterior.


A organização espacial está resolvida em dois corpos. O volume principal, de dois níveis, abriga no térreo as áreas sociais — sala de estar, jantar, cozinha, lavabo e terraço semicoberto —, enquanto no andar superior encontram-se as zonas privadas, incluindo uma suíte principal, três quartos secundários, três banheiros completos e um espaço de trabalho. O segundo volume, localizado na parte posterior do terreno, contém um quarto com banheiro e copa em um único nível, oferecendo autonomia e privacidade para quem ali habitar.


No interior, uma paleta de cores neutras, junto com materiais como a madeira de carvalho e o concreto polido, geram uma atmosfera serena e luminosa. No exterior, o acabamento artesanal de massa estriada confere textura, profundidade e uma identidade distintiva à casa.
























